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[SPAM] Re: [obm-l] combinatoria dificil
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Content-Type: text/plain;
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Content-Transfer-Encoding: quoted-printable
Ol=E1 Jo=E3o Victor, boa tarde!
Voc=EA possui a solu=E7=E3o do problema abaixo?
Se SIM, poderia envi=E1-la para mim?
Sociedade Brasileira de Matem=E1tica
EUREKA! N=B014, 2002
VIII OLIMP=CDADA DE MAIO
Enunciados e Resultado Brasileiro
PRIMEIRO N=CDVEL
11/05/2002
PROBLEMA 1
Um grupo de homens, alguns dos quais acompanhados pelas esposas, =
gastaram 1000
d=F3lares num hotel. Cada homem gastou 19 d=F3lares e cada mulher, 13 =
d=F3lares.
Determine quantas mulheres e quantos homens estavam no hotel.
http://www.obm.org.br/eureka/eureka14.pdf
acesso em 23/03/2008
Agrade=E7o sua aten=E7=E3o.
Amplexo.
Fernando Pinto
-------------------------------------------------------------------------=
-------
-------------------------------------------------------------------------=
-------
----- Original Message -----=20
From: Joao Victor Brasil=20
To: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx=20
Sent: Monday, March 24, 2008 10:29 AM
Subject: Re: [obm-l] combinatoria dificil
=C9 verdade pessoal. Errei e muito na minha resolu=E7=E3o.
Mas olha s=F3, concordo plenamente com a resposta do Henrique, 48 =
possibilidades.
Usando o princ=EDpio multiplicativo D1H1_D1H2_D2H1_D2H2_D3H1_D3H2 =
achei 72 possibilidades, me alertaram sobre as repeti=E7=F5es e analisei =
um modo de retir=E1-las.
D1H1:3 disc
D1H2: 2 disc=20
D2H1: 2 disc (repetir as mesmas disciplinas do dia 1)
D2H2: 1 disc
D3H1: 2 disc (apesar de sobrar somente uma disc, temos duas aulas)
D3H2: 1 disc
3*2*2*1*2*1 =3D 24. 72 - 24 =3D 48 poss.
Joao Victor
=20
On 3/20/08, Henrique Renn=F3 <henrique.renno@xxxxxxxxx> wrote:=20
Ol=E1 pessoal!
Acredito que a solu=E7=E3o do Salhab est=E1 correta. Seja Di o dia i =
e Hj o hor=E1rio j.
D1H1: 3 mat=E9rias
D1H2: 2 mat=E9rias (para n=E3o repetir a utilizada em D1H1)
D1: 6 possibilidades
Para D2, se escolhermos uma j=E1 utilizada em D1 ent=E3o n=E3o =
poderemos
utilizar a outra mat=E9ria utilizada em D1, sen=E3o D3 teria as =
mesmas
mat=E9rias. Assim, para D2 ter=EDamos uma j=E1 utilizada (2 =
mat=E9rias) e uma
n=E3o utilizada. Logo, 2*1 =3D 2. Como a ordem importa, temos 2*2 =
=3D 4.
D3 s=F3 possui 2 formas, com as ordens das mat=E9rias trocadas.
Total: 6*4*2 =3D 48.
Essa =E9 uma forma mais l=F3gica de resolver o problema. Estive =
tentando
utilizar combinat=F3ria e tamb=E9m achei a resposta 48.
Sejam A,B,C as mat=E9rias. Quantas permuta=E7=F5es diferentes =
existem entre
A,A,B,B,C,C? Cada posi=E7=E3o seria um hor=E1rio em um dia, ou seja,
D1H1_D1H2_D2H1_D2H2_D3H1_D3H2. Bastaria calcular o n=FAmero de
permuta=E7=F5es com repeti=E7=E3o, ou seja, 6!/(2!*2!*2!) =3D 720/8 =
=3D 90.
Sabemos que n=E3o podemos ter uma permuta=E7=E3o do tipo AABCBC, =
pois AA
representa a mesma mat=E9ria em D1H1 e D1H2. Ent=E3o sabemos que a
resposta =E9 menor que 90.
As formas inv=E1lidas ser=E3o:
Se as 3 mat=E9rias do mesmo tipo est=E3o juntas no mesmo dia, ex: =
AABBCC.
Existem 3! =3D 6 formas, considerando AA,BB,CC como 3 elementos
permutados entre si.
N=E3o h=E1 necessidade de verificar quando 2 mat=E9rias est=E3o no =
mesmo dia
pois cai no caso acima.
Quando h=E1 apenas 1 mat=E9ria repetida em 1 dia, ex: AABCBC, =
ent=E3o temos
12 formas para cada par da mesma mat=E9ria utilizada no mesmo dia. =
Se AA
est=E1 em D1 ent=E3o D2 pode ser BC ou CB e D3 pode ser BC ou CB, =
2*2 =3D 4.
AA pode estar em D1,D2,D3. Assim, 4*3 =3D 12. Para BB e CC seria o
mesmo, dando um total de 3*12 =3D 36 formas quando h=E1 apenas uma =
mat=E9ria
que se repete no mesmo dia.
Assim, o total seria 90 - (6+36) =3D 90 - 42 =3D 48 formas distintas =
de
compor o hor=E1rio
Thelio, voc=EA poderia passar a fonte do problema e verificar se as
respostas s=E3o essas mesmo?
On 3/13/08, Thelio Gama <teliogama@xxxxxxxxx> wrote:
> =C9 pessoal...
>
> Achei muito dif=EDcil esta quest=E3o. Agrade=E7o se algu=E9m puder =
explic=E1-la.
>
> Thelio
>
> uma turma tem aulas =E0s 2=AA, 4=AA e 6=AA feiras, de 8-9 horas e =
de 11-12 horas. As
> mat=E9rias s=E3o portugues, matem=E1tica e ingles, cada uma com =
duas aulas
> semanais, em dias diferentes. De quantos modos pode ser feito o =
hor=E1rio
> dessa turma?
> a)96 ; b) 144 ; c)192 ; d) 6! ; e) 120
--
Henrique
=
=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=
=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=
=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D
Instru=E7=F5es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
=
=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=
=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=
=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D
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pelas esposas, gastaram 1000</STRONG></FONT></P>
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<DIV style=3D"FONT: 10pt arial">----- Original Message ----- </DIV>
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poderemos<BR>utilizar a outra=20
mat=E9ria utilizada em D1, sen=E3o D3 teria as mesmas<BR>mat=E9rias. =
Assim, para=20
D2 ter=EDamos uma j=E1 utilizada (2 mat=E9rias) e uma<BR>n=E3o =
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as ordens das mat=E9rias trocadas.<BR><BR>Total: 6*4*2 =3D =
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forma mais l=F3gica de resolver o problema. Estive =
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combinat=F3ria e tamb=E9m achei a resposta 48.<BR><BR>Sejam A,B,C as =
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seria um hor=E1rio em um dia, ou =
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Bastaria calcular o n=FAmero de<BR>permuta=E7=F5es com =
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elementos<BR>permutados entre si.<BR><BR>N=E3o h=E1 necessidade de =
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acima.<BR><BR>Quando h=E1 apenas 1 mat=E9ria repetida em 1 dia, ex: =
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dia. Se AA<BR>est=E1 em D1 ent=E3o D2 pode ser BC ou CB e D3 pode =
ser BC ou CB,=20
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e CC seria=20
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uma=20
mat=E9ria<BR>que se repete no mesmo dia.<BR><BR>Assim, o total seria =
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(6+36) =3D 90 - 42 =3D 48 formas distintas de<BR>compor o =
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voc=EA poderia passar a fonte do problema e verificar se =
as<BR>respostas s=E3o=20
essas mesmo?<BR><BR>On 3/13/08, Thelio Gama <<A=20
href=3D"mailto:teliogama@xxxxxxxxx">teliogama@xxxxxxxxx</A>> =
wrote:<BR>>=20
=C9 pessoal...<BR>><BR>> Achei muito dif=EDcil esta quest=E3o. =
Agrade=E7o se=20
algu=E9m puder explic=E1-la.<BR>><BR>> Thelio<BR>><BR>> =
uma turma=20
tem aulas =E0s 2=AA, 4=AA e 6=AA feiras, de 8-9 horas e de 11-12 =
horas. As<BR>>=20
mat=E9rias s=E3o portugues, matem=E1tica e ingles, cada uma com duas =
aulas<BR>>=20
semanais, em dias diferentes. De quantos modos pode ser feito o=20
hor=E1rio<BR>> dessa turma?<BR>> a)96 ; b) =
144 ;=20
c)192 ; d) 6! ; e)=20
=
120<BR><BR><BR>--<BR>Henrique<BR><BR>=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=
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=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=
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para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em<BR><A=20
=
href=3D"http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html">http://www.mat.p=
uc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html</A><BR>=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=
=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=
=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=
=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D<BR></BLOCKQUOTE></DIV><BR></BLOCKQUOTE>=
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------=_NextPart_000_0018_01C88DAC.11B38C50--
=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html
=========================================================================