Re: [obm-l] sudoku

Acho que este problema já foi discutido aqui.
A menos das 24 permutações das etiquetas podemos supor que
começamos assim:

12 ..
34 ..

.. ..
.. ..

A menos de 2x2 trocas de linhas/colunas podemos supor que continuamos
assim:

12 34
34 ..

2. ..
4. ..

O que permite escrevermos

12 34
34 ..

2. 4.
4. ..

A partir daqui parece necessário quebrar em casos.
Preenchendo a segunda linha das duas formas possíveis:

12 34
34 12

2a 4b
4b 2a

(onde a=1, b=3 ou vice versa)

12 34
34 21
21 43
43 12

Donde o número procurado é 24*2^2*3 = 288.

Para o tabuleiro usual (9x9) a resposta é 6670903752021072936960.

Veja os links abaixo para uma discussão do problema para outros
tamanhos de tabuleiro:
http://www.research.att.com/~njas/sequences/A107739
http://www.afjarvis.staff.shef.ac.uk/sudoku/sudoku.pdf