Re: [obm-l] análise combinatória

Bom, entendi que tem 25 pacotes de 4 na mesa, totalizando a coleção com as 100 cartas, cuja distribuição é aquela 12A/37B/32C/19D. Eu tenho que decidir quantos pacotes vou comprar **sem poder olhar** dentro dos pacotes... é isso?

Se for, a chave é ver quantas cartas ficarão de fora: você quer garantir 1A, 4B, 4C e 2D; então PODERIAM ficar de fora 11A, 33B, 30C e 17D. Concentre-se no menor desse números, 11, que será a chave do problema....

Comprar 22 pacotes não resolve. Você teria 88 cartas, ficando 12 de fora. Infelizmente, estas 12 podiam ser exatamente TODAS do tipo A... então assim a gente não **garante** que tenha 1A (podiam ser 37B + 32C + 19D = 88, que azar!).

Por outro lado, comprando 23 pacotes, você terá 92 figurinhas, ou seja, só ficam 8 de fora. Mesmo que fossem todas do tipo A, você ainda terá 3A; mesmo que as de fora fossem todas B, você ainda teria 29B. Em suma, com 92 cartas, dá para garantir pelo menos 3A, 29B, 24C e 11D -- garantiu o que precisava e ainda sobrou um bocado para jogar bafo.

Abraço,
    Ralph