Re: [obm-l] Transformada de Fourier Bi-dimensional

Bom, nao sei se isto eh um exagero, um tiro de canhao, mas vamos lah: um link para um velho curso que eu dei que usava Fourier:

http://www.visgraf.impa.br/Courses/eescala/index.html

O capitulo 1 tem Tr. de Fourier bidimensional, com umas poucas figurinhas. Muitos pacotes de Processamento de Imagens incluem Tr. de Fourier 2D, como o Imlab (Antonio Scuri, PUC-Rio), e o CVIPTools (nao me lembro de quem -- procure no Google). Assim voce pode pegar uma imagem e olhar a Transformada de Fourier dela para pegar o "gosto".

Os textos do link acima evoluiram e viraram um livro-texto: "Introducao aos Espacos de Escala (EDPs em Processamento de Imagens)", que foi escrito para o 23o coloquio do IMPA em 2001. Vende lah no IMPA mesmo, por R$10.

(Bom, espero que nao seja inapropriado mencionar um livro que eu mesmo escrevi aqui na lista; note-se que eu nao ganho royalties nem nada na venda...)

Abraco,
       Ralph