-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@xxxxxxxxxxxxxx [mailto:owner-obm-l@xxxxxxxxxxxxxx]Em
nome de Carlos Nehab
Enviada em: segunda-feira, 8 de outubro de 2007 16:23
Para: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
Assunto: Re: [obm-l] Raizes cúbicas de primos

Oi, Artur

Admitindo que existam tais primos  m <  n <  p, então devemos ter
2.r(n) = r(m)  + r(p)    (1), onde
r(k) = raiz cubica de k.

Elevando (1) ao cubo, vem:
8n = m+p + 3.r(m).r(p).[ r(m) + r(p)]
Substituindo (1) em (2) obtemos
[8n - m - p]  = 6. r(m.n.p)
ou seja, inteiro = irracional ---> absurdo

Observe que a hipótese "primos" é demasiadamente forte. Basta que mnp
não seja cubo perfeito.

Abraços,
Nehab