[obm-l] RE: [obm-l] Contagem - função

Cara.. faz tempo q eu não apareço por aqui

Como sobrou uma brechinha de tempo na minha correria, vou aproveitar pra dar as caras.

Bruna,

para essa questão, precisamos lembrar a definição de uma função entre dois conjuntos.

Ela diz que: cada elemento do domínio precisa "estar ligado" a exatamente 1 elemento do contra-domínio.

Assim sendo, imaginemos o domínio (conjunto A) com estes elementos:

x_1
x_2
x_3
.
.
.
x_m

E, analogamente, o contradomínio (conjunto B) com estes elementos:

y_1
y_2
y_3
.
.
.
y_n

Assim, cada elemento de A pode escolher qualquer um dos "n" elementos do conjunto B para se relacionar.

Ou seja:

N° de escolhas para imagem de x_1:  n (qualquer um dos n elementos de B)
N° de escolhas para imagem de x_2: n (qualquer um dos n elementos de B ---> sim. pode repetir, sim!!)
N° de escolhas para imagem de x_3:  n
.
.
.
N° de escolhas para imagem de x_m:  n

Aplicando o Princípio Multiplicativo, temos:

Total de funções:  n*n*n*n*n* ... *n ("m" vezes)

Resp.: n^m (n elevado a m)

Bjs,
FC.