[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Res: [obm-l] Algoritmo



Olá Marcelo,
                     acho que não vai funcionar desse jeito. Eu, por exemplo, posso tomar a=33 e b=-5
a^2+b^3 = 964. Eu estaria excluindo esse número.
[]'s.

----- Mensagem original ----
De: Marcelo Salhab Brogliato <msbrogli@xxxxxxxxx>
Para: obm-l@xxxxxxxxxxxxxx
Enviadas: Sexta-feira, 21 de Setembro de 2007 21:41:06
Assunto: Re: [obm-l] Algoritmo

Olá Danilo,

fica aqui uma sugestão:
Considere b=0, entao: 100 < a^2 < 999 .... 10 < |a| < 32 [soh pra arredondar]
Do mesmo modo, vc acha: 4 < |b| < 10
faca a variar de 10 à 32... b variar de 4 à 10...
se a soma passar de 999, dê um break no for interno e passe para o proximo...

abracos,
Salhab


On 9/21/07, Danilo Nascimento <souza_danilo@xxxxxxxxxxxx> wrote:
>
> Olá pessoal
>                       estou tentando desenvolver um algoritmo em Pascal para
> achar todos os números de 3 algarismos que podem ser escritos como a soma de
> um quadrado e um cubo. Só que tem um problema, como achar os limites dos
> valores que estão variando o contador?
> Por exemplo :  100<a^2+b^3<999. Preciso fazer um loop com os valores de a e
> b, que podem ser tanto positivos quanto negativos. Eu fiz na base da
> tentativa e erro e achei que o máximo de a seria 941 e o mínimo de b=-96.
> Não sei se são exatamente esses os valores. Mas de qualquer forma como eu
> faria isso de um modo formal?
> Agradeço desde já qualquer ajuda.
>
>  Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================


Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.