Re: [obm-l] 17 professores

Olá Ponce,

seja A o conjunto dos professores.. seja B contido em A^2 o conjunto
dos pares de professores.. com 17 professores, conseguimos montar
C(17,2) = 17*16/2 = 136 pares de professores... assim: #A = 17, #B =
136, (x,y) E B sss xEA e yEA..
seja C o conjunto das materias.. sabemos que #C = 3.. vamos dizer que
C = { 1, 2, 3 }.
seja f: B -> C, tal que f associa a cada par de professores uma materia.
queremos mostrar que existem a, b, c E A, a != b != c, tal que: f(a,
b) = f(b, c) = f(a, c)
é isso?

pelo principio da casa de pombos, temos que, para cada materia,
existem pelo menos 45 pares de professores conversam sobre aquela
materia...
e, existe pelo menos 1 materia, tal que 46 pares de professores falam
sobre aquela materia.. temos que mostrar, existem a, b, c E A, tal que
(a, b), (a, c) e (b, c) pertencem a esses 46 pares..

acredito que agora o exercicio é o seguinte...
temos um conjunto com 17 elementos.. formamos 46 pares destes elementos..
prove que existem 3 elementos que fazem par 2 a 2..

pelo visto a tentativa de formalizar nao serviu pra nada.. rsrs..
acabei nem usando! =//
preciso estudar pra prova de amanha..
mas amanha tento continuar meu raciocinio..

abracos,
Salhab