[obm-l] RES: [obm-l] Sobre funções sobrejetoras e cardinalidade de conjuntos

Bom Salhab..

Muito obrigado. Entendi tudo.

Realmente, desenhando os diagramas consegui visualizar bem o problema.
Esse é um exercício de uma disciplina que fala de axiomas e conjuntos.
Nela, quase nada é óbvio. Por exemplo, nem mesmo 2^|A| <= 2^|B| <==> |A| <=

Pelo que estudei, tenho quase certeza de que a resolução esperada pra esse
exercício é que se construa uma função injetora H: P(A) -> P(B).. Onde P(X)
é o conjunto das partes de X.

Sem muita experiência com demonstrações, depois que entendi bem o problema,
acabei fazendo assim:

--

Seja g : B->A, sobrejetor.
Considere H: P(A)->P(B) definido assim:
H(X) = g-1[X], onde X é um subconjunto de A.
Precisamos mostrar que H é injetora.
Tome X_1, X_2 subconjuntos distintos de A. (X_1 != X_2).
Precisamos mostrar que H(X_1) != H(X_2).
Podemos supor sem perder generalidade que x pertence a X_1 e x não-pertence
a X_2.
X pertence a X_1 ==> X pertence a A ==> existe b pertencente a B tal que
g(b) = x ==> b pertence a H(X_1).
Suponha que b pertence a H(X_2).
Então, b pertence a g^-1[X_2] ==> g(b) pertence a X_2.
Mas g(b) = x, então acabamos de concluir que x pertence a X_2.
Absurdo, pois, por definição, x não-pertence a X_2.
Logo, b não pertence a H(X_2).
Como sabemos que b pertence a H(X_1), então H(X_1) != H(X_2).
Mostramos que X_1 != X_2 ==> H(X_1) != H(X_2), portanto, H é injetora.
Com H é injetora, temos que |P(A)| <= |P(B)| ==> 2^|A| <= 2^|B|.

(Essa coisa de mostrar que |X| <= |Y| criando funções injetoras de X em Y é
uma das poucas coisas que o professor deixa a gente usar sem demonstrar.)

Bem, vou entregar a solução desse exercício assim mesmo - a menos que você
ou alguém ache que essa solução não está suficientemente rigorosa ou
encontre alguma falha lógica nas passagens..

Mais uma vez obrigado,

David