Re: [obm-l] ALUNOS

Saudações aos amigos da lista.
Alguém poderia dizer quando será a Olimpíada Ibero Americana Universitária?
E quem pode fazer?

Ah outra dúvida minha é sobre uma questão do livro Análise Combinatória
e Probabilidade da coleção do professor de matemática do saudoso Morgado
e outros grandes professores.
É a questão 27 do capítulo 2 que é assim:

A figura 2.3 mostra um mapa com 4 países ( é um círculo dividido em 4
partes iguais)
a) De quantos modos esse mapa pode ser colorido (cada país com uma cor,
países com uma linha fronteira comum não podem ter a mesma cor) se
dispomos de "T" cores diferentes?
b) Qual o menor valor de "T" que permite colorir o mapa?

Bem achei a resposta da letra a diferente do gabarito talvez esteja
errado minha resolução mas gostaria de saber se alguém aqui já fez esta
questão e achou igual a do gabarito.

Obrigado.