Re: [obm-l] Dragoes e passarinhos (Logica)

Falei besteira no finalzinho da ultima mensagem: a coruja nao poderia falar "cada um esta' vendo somente 2 dragoes de olhos verdes", pois estaria mentindo...
[]'s
Rogerio Ponce

Rogerio Ponce <rogerioponce-obm@yahoo.com.br> escreveu:
Oi Ronaldo,
e' verdade que se algum dragao nao tivesse olhos verdes, entao existiria quem visse "somente" 2 dragoes com olhos verdes.
Mas isto esta' perfeitamente de acordo com a afirmativa da coruja:
 "Cada um esta' vendo pelo menos 2 dragoes com olhos verdes".
De fato, "pelo menos 2" e' verdadeiro para 2,3,4,etc.

Estou comecando a achar que dragoes permanecem dragoes pela vida inteira...:-)
[]'s
Rogerio Ponce

PS: Se a coruja dissesse "cada um de voces esta' vendo somente 2 dragoes de olhos verdes", entao, com certeza alguem iria concluir...que tinha olhos marrons!
(mas isso ja' seria outra historia, ne'...)

---------------------
>Se houvesse alguém que não tivesse olho verde, na história cada um
>veria *somente* 2. Logo necessariamente todos tem olhos verdes
>e isso desencadeia o processamento que
>descrevi na mensagem anterior.

Rogerio Ponce <rogerioponce-obm@yahoo.com.br> escreveu:
Ola' Ronaldo,
Sera' que Amadeus pode concluir que tem olhos verdes?
Ao irem para o "ensolarado jardim", cada dragao certamente via a cor dos outros olhos.
Franz havia dito que cada dragao estaria vendo pelo menos 2 com olhos verdes, e Amadeus estava vendo nao apenas 2, mas 3 dragoes com olhos verdes!
Sera' que alguem vira passarinho nesssa historia ???

Grande abraco,
Rogerio Ponce

ralonso <ralonso@trieste.fapesp.br> escreveu:
Rogerio Ponce wrote:
Ola' pessoal,
Amadeus, Bertrand, Claude e Debret eram dragoes de olhos verdes (sim, existem dragoes de olhos verdes!) que viviam nos poroes de um velho castelo.
Eles sabiam que a maioria dos dragoes tinha olhos marrons, mas estes quatro, por viverem nas sombras, nao faziam ideia da cor dos proprios olhos.
Jamais conversavam entre si, mas cada um se julgava o mais "burrinho" dentre os quatro, embora tivesse a certeza de ser considerado o mais inteligente.
O fato e' que Amadeus era capaz de tirar todas as conclusoes possiveis exatamente 1 segundo apos receber a ultima informacao, enquanto Bertrand gastava 2 segundos, Claude levava 3 segundos e Debret precisava de 4 segundos.
Um dia, Franz - a coruja - chamou-os ao ensolarado jardim externo, e anunciou o ultimo feitico do festival de magicos:
 "Todo dragao que deduzir que tem olhos verdes imediatamente se transformara' em passarinho."
E acrescentou em seguida:
 "O surpreendente e' que, neste instante, cada um de voces esta' vendo pelo menos 2 dragoes com olhos verdes."

     Se nenhum dragão deduzir que tem olhos verdes então ninguém todos continuarão
no mesmo estado de "ser dragão".  Para que haja mudança de estado, isto é, para que um dragão
vire passarinho, é necessário que algum dos dragões deduza que tem olhos verdes. Essa dedução
ocorre por causa da própria frase da coruja, que implica que alguém tem olho verde:
  "...cada um de voces ..."
   Veja, se não fosse esse "..cada um de vocês .. " qualquer dragão, poderia incorrer
em erro, concluindo que tem olhos verdes.  Essa possibilidade não existe, logo a conclusão
de que alguém tem olho verde é certa.  Mas essa dedução não  pode contrariar o
princípio do dragão mais rápido.
   Logo o primeiro que acertadamente conclui que
tem olhos verdes é o Amadeus e  se torna passarinho após 1 segundo (assumindo que
o racicínio de todos é instantâneo)..
    Ok.  Restaram 3 dragões e cada um deles conforme Fraz,
a coruja dissera, enxerga dois dragões de olhos verdes.  A coruja vê 3 dragões, e portanto ela
também vê pelo menos dois dragões.  Isso está consistente com a profecia da coruja.
   Agora certamente, como os dragões estão se "enxergando" existem mais três dragões que
tem olho verde na história (porque?).
      Todo mundo vai concluir no final das contas que tem olho verde, porque
cada um dos três dragões restantes enxerga dois com olhos verdes.
     Dois segundos depois Bertrand conclui, da mesma forma que Amadeus,
que ele possui olhos verdes, pois se isso não acontecesse, contrariaria a hipótese de
Bertrand ser o mais rápido dentre os restantes e também contrariaria a hipótese de haverem
mais três dragões com olhos esverdeados.  Bertrand vira passarinho.
    Se passaram 3 segundos até então.  Temos dois dragões e dois passarinhos. Um segundo
depois (4 segundos)  Claude conclui que possui olhos verdes e mais um segundo depois (5 segundos)
Debret conclui que tem olho verde e vira passarinho.

Falou isso, e espirrou por 10 segundos. Quando finalmente reabriu os olhos, o que Franz encontrou?

   Conclusão depois de 10 segundos todos os Dragões viraram passarinho e Franz vê
quatro passarinhos.
Está correto?
[]s
Ronaldo

[]'s
Rogerio Ponce

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.