De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em
nome de Demetrio Freitas
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: Re: [obm-l] Mostrar que esta serie converge para um irracional

Oi Artur,

Isso não é exatamente uma demonstração, mas é o que me
ocorre no momento:

1-	Primeiramente vamos levar em consideração uma
propriedade dos números racionais, que diz que a sua
representação decimal (ou em qualquer base) é finita
ou periódica.
2-	Agora vamos observar X=Soma (n= 1, oo) 1/[k^(p(n)]
expresso na base k. Claramente esta expansão k-zimal
de X é não-finita e não-periódica, portanto não pode
ser racional.

Você teve outra idéia?

[]´s Demétrio

--- Artur Costa Steiner <artur.steiner@mme.gov.br>