Re: [obm-l] Outra de funcao composta

Oi, Artur. Este é bonitinho, porém bem mais simples que o anterior. Gostei desses problemas de funções compostas. Vamos à solução.

Suponha que exista a função f conforme definida no enunciado. Seja, por comodidade de notação, g = f o f.

Note inicialmente que 0 é ponto fixo de g. No mais, é o único (por quê?). Assim sendo, 0 é o único possível ponto fixo de f (já que todo ponto fixo de f também o será de g). Vamos mostrar que realmente é ponto fixo de f.

Suponha que 0 não seja ponto fixo de f, isto é, suponha que f(0) = a, onde a != 0. Aplicando f dos dois lados, temos que f(f(0)) = f(a), isto é, 0 = f(a). Aplique novamente f dos dois lados, e obtemos f(0) = f(f(a)), isto é, a = g(a), e portanto este a, diferente de 0, é ponto fixo de g. Mas o único ponto fixo de g era o 0, logo é errado admitir que 0 não é ponto fixo de f.

Vamos agora usar a propriedade de que f é diferenciável. Pela Regra da Cadeia, g é diferenciável e g'(x) = (f o f)'(x) = f'(f(x)) * f'(x). Temos que g'(0) = -1 = f'(f(0)) * f'(0) = f'(0) * f'(0).

Assim, admitir a existência de f implica existir um real cujo quadrado é -1. Absurdo! Logo, não existe tal função f!

Abraço
Bruno