[obm-l] Re: [obm-l] Mais um de análise

Saudacoes!

Bom... Eu pensei na combinatoria mesmo. Queremos q um minimo de cinco
cientistas possam abrir todos os cadeados, ou seja, para cada grupo de cada
4 cientistas, ha no minimo um cadeado q eles nao podem abrir. Assim, o
minimo eh de C(9,4) = 126 cadeados.

Quanto ao minimo de chaves, cada grupo de cinco cientistas deve ter uma
chave exclusiva. Dessa forma, serao cinco copias da chave de cada cadeado.
Como sao 9 cientistas, teremos por cientista
126 * 5 : 9 = 70 chaves para cada cientista.

Nao sei se tem erro no raciocinio, mas foi a unica ideia q tive.
Ate mais, abracos.

On 7/25/07, MauZ <mauz.matematica@gmail.com> wrote:
>Olá
>
>esse gostaria que me ajudassem, parece mto interessante:
>
>Nove cientistas trabalham num projeto sigiloso. Por questões de
>segurança,
>os planos são guardados num cofre protegido por muitos cadeados de modo
>que
>só é possível abri-los todos se houver pelo menos 5 cientistas
>presentes.
>a) Qual é o numero mínimo possível de cadeados?
>b) Na situação do item a, quantas chaves cada um deve ter?
>

>Agradeço a quem fizer e da mesma forma a quem tentar,

> [...]

Verifique já a segurança do seu PC com o Verificador de Segurança do Windows
Live OneCare! http://onecare.live.com/site/pt-br/default.htm