[obm-l] Mais um de análise

   Receio que não seja isso. Suponha um grupo de 4 cientistas em frente ao
armario. Pelo enunciado, eles não conseguirao abri-lo. Logo, existe pelo
menos um cadeado do qual eles nao tem a chave. Se trocarmos esse grupo de 4
por qualquer outro, ocorrerá o mesmo. Assim, o número de cadeados será igual
no mínimo ao número de grupos de 4 cientistas. Esse numero eh Bin(9, 4) =
126.
   Vejamos agora as chaves. Se houver um grupo de 4 cientistas em frente ao
armario, o quinto que chegar deve ter a chave que eles nao tem. Assim, cada
cientista deve ser capaz de abrir o cadeado que falta para qualquer grupo de
4 formado pelos outros 8. Este numero eh Bin(8, 4) = 70. Abracos, olavo.

>From: "Marcelo Salhab Brogliato" <msbrogli@gmail.com>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: [obm-l] Mais um de análise
>Date: Wed, 25 Jul 2007 22:57:55 -0300
>
>Olá,
>
>apenas uma curiosidade.. podemos pensar em um polinomio de grau 5 e
>dizer que a chave é f(x0).. falamos um ponto (x, f(x)) para cada
>cientista.. qdo 5 ou mais estiverem presente é possível abrir o
>cadeado.. pois atraves de interpolacao obtem-se f(x0).. alguem ve
>problemas nesse metodo?
>

>queremos que 4 nao abram o cadeado ao mesmo tempo..
> [...]

MSN Messenger: instale grátis e converse com seus amigos.
http://messenger.msn.com.br