----- Mensagem original ----
De: saulo nilson < saulo.nilson@gmail.com>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Enviadas: Terça-feira, 24 de Julho de 2007 18:30:04
Assunto: Re: [obm-l] Equação Funcional

se o dominio de f for reais, temos que f e sobrejetora ja que ax+b cobre todo o campo dos reais, ja se g nao for injetora, temos,
x1=x2
g(x1) difere de g(x2)
entao
f(g(x1))=ax1+b
f(g(x2))=ax2+b
mas x1=x2
segue entao que
f(g(x1))=f(g(x2)) como f e função, entao segue que
g(x1)=g(x2) contradição, logo g  injetora.
f(x0)=ax1+b=0
x1=-b/a
g(-b/a)=x0
como a difere de 0 e  dominio de g e reais, entao existe x0.
f e injetora
y1=y2
f(y1)=f(y2)
ax1+b=ax2+b
x1=x2
f(g(x1))=f(g(x2))
g(x1)=g(x2) g e injetora
hipotese: se f e sobrejetora
tese: g e sobrejetora
imagem de f e R, logo g(x) cobre reais, como ax+b e continua, logo , x cobre todo os reais,  resultando:
g(reais)-> reais, f e sobrejetora.