Re: [obm-l] Equação Funcional

Olá Klaus,

vamos provar os seguintes teoremas:
se fog é injetora, entao g também é
demo: vamos dizer que g(x1)=g(x2) ... aplicando f, temos: f(g(x1)) = f(g(x2))..
como fog é injetora, temos que x1=x2.. logo: se g(x1)=g(x2) temos que
x1=x2... cqd.

se fog é sobrejetora, entao f tambem é
demo: como fog é sobrejetora, temos que para todo y, existe x tal que:
f(g(x)) = y..
logo, para todo y, existe z = g(x), tal que f(z) = y .. logo f é
sobrejetora.. cqd.

na sua questao, temos que ax+b é bijetora, logo, valem ambos os teoremas..
e existe x0, tal que f(x0) = 0 pois f é sobrejetora..

agora, sobre f ser bijetora, vamos ver:
queremos provar que, se f é injetora e fog é bijetora, entao g é sobrejetora..
dos teoremas acima, ja sabemos que g é injetora e f é sobrejetora..
como fog é sobrejetora, temos que para todo y existe x tal que f(g(x)) = y
como f é bijetiva, ela admite inversa e: g(x) = f^-1(y)...
mas f^-1 tambem é bijetiva.. assim, para todo z existe x tal que g(x)
= z.. cqd [realmente, nao sei c a demo esta certa.. peco que os
colegas da lista deem uma olhada]

abracos,
Salhab