[obm-l] polinômios

   Amigos, sugiro uma olhada no livro "Curso de Algebra", do Sinezio de
Farias. A edicao que tenho eh de 1959 (sou da turma do Nehab), e as
definicoes sao meio diferentes do que aprendi. Ele admite monomios da forma
(ax^n.y^m)/(bz^p.t^q), onde a e b são constantes e m, n, p e q sao numeros
naturais. Quando me ensinaram, o que foi dito é que monomio eh ax^m.y^n.z^p,
onde a eh constante e m, n e p inteiros positivos. A impressao que tenho eh
que tudo eh convencao (por favor, nao aquela beberagem), nao vejo utilidade
na definicao do Sinezio. Soh para ter ideia, ele chama inteiros relativos de
"numeros qualificados". Eh bom lembrar que a primeira edicao eh de 1946.
Outro exemplo: antigamente matrizes e determinantes tinham (quem lembra?)
diagonal principal e diagonal secundaria. Hoje, qualquer um com uma leve
camada de verniz de civilizacao nao usa mais essa bobeira, exceto muitos
professores que todos nos conhecemos. Acho que eh por ahi. Abracos, olavo

>From: Antonio Giansante <profcabi@yahoo.com.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: [obm-l] polinômios
>Date: Mon, 16 Jul 2007 22:16:26 -0300 (ART)
>
>Pois então jones, mas mesmo qdo se fala em anel, só
>encontrei definições com coeficientes inteiros. O
>problema é que, em alguns casos, falamos de polinômios
>com qualquer grau real (como no bin. de Newton),
>entretanto, não se define o grau do polinômio nesses
>casos. Eu não encontrei nenhuma referência a esses
>casos, e não quero "criar" novas teorias só pra
>"fingir" que respondi aos meus alunos. Quero passar a
> [...]

MSN Messenger: instale grátis e converse com seus amigos.
http://messenger.msn.com.br