Re: [obm-l] Conjectura - Teoria dos Números

O Pequeno Teorema de Fermat afirma:

Se p é primo e a é um número natural, então

a^p == a  (mod p).

Já o Teorema de Euler (há vários, mas estamos falando do que trata da
função phi) segue:

Se (a, n) = 1, entao

a^(phi(n)) == 1  (mod n).

O que é uma generalização do pequeno teorema de fermat. Só
relembrando, phi(n) = "número de inteiros positivos k tais que k <= n
e (k, n) = 1". Então se n é primo, phi(n) = (n-1), donde sai o pequeno
teorema de fermat. O caso (a, n) != 1 é tratado inteligentemente
multiplicando ambos lados da congruência por a.

São teoremas ligeiramente diferentes, portanto.

[]'s
Cesar