RE: [obm-l] Questao de Logica

	-----Original Message-----
	From: Ralph Teixeira
	Sent: Tue 6/12/2007 11:36 PM
	To: obm-l@mat.puc-rio.br
	Subject: RE: [obm-l] Questao de Logica

	Discordo do argumento da "vacuidade"; entre outras coisas, acho que seu aluno confundiu "implicacao" com a "tese" (isto eh, conclusao).

	Eu discordo desta afirmacao. Algo que nao existe NAO eh igual a qualquer coisa. O que se pode dizer eh, "se algo que nao existe existisse, seria qualquer coisa".

	Argh, a frase acima ficou pessima. Vejamos: "para todo A real, se A^2=-67, entao A=1" eh uma sentenca verdadeira. Note que eu nao disse que A=1, eu soh disse que *se* algum numero real *satisfizesse* a hipotese, ele seria 1 (assim como 2, 3 ou 4). A *implicacao* (a frase toda, do "para" ao "1" final) estah correta; mas ambas a hipotese e tese sao falsas! NAO CONCLUI-SE QUE A=1.

	No seu caso:
	Eh verdade, esta **implicacao** estah correta (por vacuidade, pois o tal limite nao existe, pela contrapositiva, tudo ok). Agora, daqui voce nao tira a tese "x=1", pois a hipotese (limxn=x) simplesmente eh falsa (para qualquer x que voce botar ali). Voce tem uma implicacao verdadeira, mas nao tira conclusao alguma pois nao tem a veracidade da hipotese, entao nao conclui a veracidade da tese. Nao vale que x=1.

	Em suma: eh comum encontrar IMPLICACOES que sejam verdadeiras "por vacuidade" (qualquer uma da forma "Se x pertence ao conjunto vazio, entao BLAH BLAH"), mas nem toda SENTENCA eh verdadeira por vacuidade ("x pertence ao conjunto vazio" eh falsa).

	Eu sei que fui meio repetitivo, mas este tipo de argumento pode rapidamente degenerar numa discussao filosofica que eu tentei evitar... Espero ter conseguido ficar na logica (por enquanto).

	Abraco,
	         Ralph