RES: [obm-l] Re: Integral sin(x)/x

A proposito, Integral ( 0 a oo) sen(x)/x = pi/2. Isso eh facilmente demosntrado por transformada de Laplace. Esta integral, entretanto, nao eh absolutamente convergente.
Artur

-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em
nome de LEANDRO L RECOVA
Enviada em: terça-feira, 12 de junho de 2007 15:04
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: RE: [obm-l] Re: Integral sin(x)/x

Hugo,

Essa funcao e muito estudada, por exemplo, num curso de comunicacoes
digitais quando voce estuda alguns tipos de modulacoes digitais. Seria
off-topic falar aqui, e se quiser mais detalhes, me mande um email. Esta
relacionada tambem com o Teorema de Nyquist para determinar a taxa de
amostragem de um sinal para que nao haja sobreposicao do sinal.  Dependendo
do valor da taxa de amostragem, voce pode reconstruir um sinal somente com
as amostras que voce obteve no receptor.

Leandro
Los Angeles, CA.