Re: [obm-l] exercitando

Olá Francisco,

É minha primeira participação na lista. Para resolver os problemas
propostos fiz o seguinte:

01 -

I: xy=4.284
II: (x+5)y=4.914 => xy + 5y = 4.914

Isolando x em I: x=4.284/y
Substituindo x em II:

(4.284/y)y + 5y = 4.914
4.284 + 5y = 4.914
5y = 4.914 - 4.284
5y =  630
y = 126

Substituindo y em I:

126x = 4.284
x = 34

x + y = 126 + 34
x + y = 160

02 -

Com x > y:
I: x + y = 436
II: x/y = 17

Isolando x em II:

x=17y

Substituindo em I:

17y + y = 436
18y = 436
y = 24 com resto 4 (ou seja, y = 218/9)

03 -

Se x/y = z, podemos escrever zy = x. Porém se considerarmos o resto,
então zy + r = x, onde x é o dividendo, y o divisor, z o quociente e r o
resto. O problema nos diz que r = 3 e que o quociente z = 2r+1, portanto
z = 2*3+1, z = 7.  Para o resto ser o maior possível, admitimos x > y.
Então:

zy + r = x
I: 7y + 3 = x

Paro por aqui. Alguém da lista poderia rever este pensamento? Está
correto?

04 -

I: x - y = 6.012
II: x = 4y

Substituindo II em I:

4y - y = 6.012
3y = 6.012
y = 2.004

Para encontrar x:

x = 4*2004
x = 8.016

Creio que o "resto" citado seja o resultado da subtração. Desta forma:

6.012 - 2.004 = 4.008

R.: 4.008

Até mais!

Luiz