Re: [obm-l] MIDA

João Victor Vale wrote:

> oi,
>
> gostaria de saber se alguem da lista poderia me ajudar. seguinte: tenho que
> modelisar a equacao do calor bidimensional a traves do metodo indireto das
>

> direcoes alternadas e implementar em C. o problema eh que eu nao estou

Eu não conheço o método das direções alternadas. Mas um bom começo
é você entender a equação diferencial do calor, que é uma equação diferencial
parcial.  Tais equações podem ser resolvidas por séries de Fourier, mas
existe outro método.  Quando comecei o doutoroado eu li um livro sobre
funções de Green de Operadores Diferenciais. O assunto é muito extenso
e não dá para discutir aqui na lista (mesmo porque é meio off-topic).
   O livro que eu li chama-se:

  Green Functions, differential Operators and boundary value problems, se
eu não me engano, mas não me lembro bem o autor.

Dica: Vai noGoogle --> Pesquisar --> Mais
  Nesta seção (seção mais canto direito) digite essas palavras chaves
vai achar uma dezena (ou talvez centena, quem sabe) de referências
sobre esse assunto.  Mas começe aprender a resolver EDPs pelo
método de Fourier, se não souber, depois estude funções de Green
e finalmente vá para métodos numéricos/computacionais.

Exemplo:  Eu digitei essas palavras chaves:

Fourier Series Partial Differential Heat Equation

e obtive as seguintes referências:

Introduction to Partial Differential Equations: A Computation Approach - Página 313
de Aslak Tveito, Ragnar Winther - 1998 - 392 páginas
Of course, the main motivation for the study of Fourier series was their ...
partial differential equations like the heat equation, the wave equation, ...
Visualização limitada - Índice - Sobre este livro

Introduction to Partial Differential Equations with MATLAB - Página ix
de Jeffery M. Cooper - 1998 - 564 páginas
1 The DFT and Fourier series 238 6.5.2 The DFT and the Fourier transform 244 ...
1 Derivation of the heat equation 297 8. 1 .2 The fundamental solution of ...
Visualização limitada - Índice - Sobre este livro

Numerical Partial Differential Equations: Finite Difference Methods - Página 130
de James William Thomas - 1995 - 460 páginas
If again we have the heat equation and a zero Neumann boundary condition at x = 0,
... (and the problem is not solvable by standard finite Fourier series). ...
Visualização limitada - Índice - Sobre este livro

etc.

Note que dá para ler a resenha do livro e você pode comprar ou emprestar
da biblioteca o que mais lhe agradar.

   Experimentos computacionais e programas de computador tem
que reproduzir fielmente resultados esperados da teoria.  Caso contrário
estão ou serão (evidentemente)  codificados errados.

É isso.
Boa sorte!

Ronaldo Luiz Alonso