Re: [obm-l] Malba Tahan

Queridos colegas,

Não resistí  à tentação de falar sobre o problema dos quatro quatros....  Fui meio que pupilo aluno do Malba Tahan no Pedro II em 1959 (calma, só tenho 61 aninhos) numa época e que a gente também estudava Latim, Grego, Geometria Descritiva, Perspectiva, Francês, etc) e na época sua irmã (que era uma simpática gorducha) era a bibliotecária da unidade do Humaitá.  Saudades da inconseqüência daquela época...

Então, gostaria de lembrar que este problema era proposto para a garotada de 10 a 12 anos.  Logo, sem teorizar, a graça está é em usar as 4 operações e (talvez) o fatorial que era explanado localmente.

E se não me falha o raio da memória, havia um ou dois números (entre 1 e 100) que não conseguíamos representar.  E ponto final.  E conviver com esta impossibilidade era também um aprendizado !  A vida é assim... (desculpem a filosofada...).

É claro que se a gente começar a usar um monte de recursos adicionais, o problema perde um pouco a função original (que era desafiar a garotada e motivá-los para as curiosidades da Matemática), a simplicidade e a graça.

Carlos Nehab

PS: Não sei se vocês sabem mas o Homem que Calculava já existe há algum tempo em Inglês.  Tive oportunidade de comprá-lo para filhos de alguns amigos estrangeiros... (vide amazon)