Re: [obm-l] Ajuda com um problema de teoria dos numeros

Bem eu também não entendo nada de teoria dos números, mas pelo
que parece você reduziu uma equação diofantina não linear para um
sistema diofantino linear.
   Se as contas e o raciocínio estiverem corretos, claro.

[]

Qwert Smith wrote:

A resposta e que nao exite solucao?

Eu pensei assim:

5y^5 = 2(7-x^2) -> logo y tem que ser par

1) y = 2r

pelo mesmo raciocinio 7-x^2 tem que ser multiplo de 5

x^2 = -5(s-2)

a equacao original fica

-10s + 20 + 160r^5 = 14,  fazendo r^5 = t

10s - 160t = 6, se x e y precisam ser inteiros, entao r,s e t precisam ser
inteiros

Eu nao sei quase nada de teoria dos numeros, assim como qualquer outro
assunto, entao se esta totalmente louco desculpa ae

>From: "Artur Costa Steiner" <artur.steiner@mme.gov.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] Ajuda com um problema de teoria dos numeros
>Date: Wed, 18 Apr 2007 10:25:24 -0300
>
>Existe alguma forma pratica de determinar se a equacao (diofantina) 2x^2
>+5y^5=14 tem solucao para x e y inteiros (podendo ambos assumir valores
>positivos, nulos ou negativos)?
>
>Antes de responderem, esclareco que este eh um problema real que ocorreu
>tentando otimizar um sistema elétrico. Alguem pode achar que nao eh correto
>pedir ajuda para problemas deste tipo.

> [...]

The average US Credit Score is 675. The cost to see yours: $0 by Experian.
http://www.freecreditreport.com/pm/default.aspx?sc=660600&bcd=EMAILFOOTERAVERAGE