Re: [obm-l] Primos

On Mon, Mar 19, 2007 at 08:21:30AM -0300, claudio.buffara wrote:
> Enfim, eu entrei no Google e digitei:
> primes congruent to 1 Dirichlet
>
> A terceira referencia foi:
> http://planetmath.org/encyclopedia/SpecialCaseOfDirichletsTheoremOnPrimesInArithmeticProgressions.html

> Hardy que existem demonstrações mais simples para este resultado particular. Se alguém souber alguma, gostaria de vê-la.

A home page que o Claudio indicou faz o caso n primo.
Se n não for primo o argumento é o mesmo mas em vez de
f_n(x) = (x^n-1)/(x-1) devemos tomar f_n o polinômio ciclotômico
que tem por raízes as raízes n-ésimas *primitivas* de 1,
ou seja, as raízes n-ésimas que não são raízes m-ésimas
para nenhum m < n. Os polinômios f_n podem ser definidos por

f_1(x) = x-1
PRODUTO_{m inteiro positivo, m divisor de n} f_m(x) = x^n-1

As propriedades necessárias dos polinômios f_n são de fácil demonstração.

[]s, N.