Re:[obm-l] Casais

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Thu, 15 Mar 2007 15:18:35 -0300
Assunto: [obm-l] Casais

> Problema
> No início de uma festa há  6  rapazes desacompanhados e  10  garotas desacompanhadas.
> Quantos são os estados possíveis no fim da festa?
>
> Benedito

Voce perguntou o numero de estados possiveis. Supondo que voce se refira ao estado de agregacao no fim da festa (ou seja, quem
vai estar com quem num dado instante escolhido arbitrariamente como sendo o "fim da festa"), eu diria que esse eh igual ao
numero de particoes de um conjunto com 16 elementos em subconjuntos nao vazios, ou seja 10480142147 (=Bell(16)).

Se a sua resposta foi SOMA(k=0...6) Binom(6,k)*Binom(10,k)*k!, voce eh decididamente careta...

[]s,
Claudio.