Re: [obm-l] RE: [obm-l] Equação Modular

É assim mesmo. Para resolver uma equacao modular y=|x| voce separa em
duas outras, uma com a condicao x>=0 que vai fazer |x|=x -->y=x e
outra com a condicao x<0 que vai fazer |x| = -x --->y=-x  . A resposta
pra cada uma dessas duas equacoes tem que satisfazer a condicao. Entao
o que faz pra garantir que va satisfazer é a intereseccao da condicao
com a solucao da equacao. E depois voce junta (faz uniao) das duas
solucoes parciais das duas equacoes que voce separou e consegue a
solucao da equacao original( a modular).

PS:  acho que nao é adequado chamar a condicao imposta para cada
equacao como condicao de existencia do modulo.
Condicao de existencia tem nas equacoes irracionais, onde voce tem que
determinar o dominio de validade da equacao antes de prosseguir. No
caso da equacao modular do seu problema o dominio de validade da
equacao é todos os reais. Se a equacao estivesse no denominador de uma
fracao, dai o dominio iria ser todos os reais menos o zero  (e dai no
final voce teria que fazer a interseccao da solucao com o dominio de
validade).

--
                     Rafael