Re: [obm-l] BUG MENTAL!

Aí é que está a ´pegadinha´do problema- eu ´de pronto´ também achei que dava uma volta, mas, por mais estranho que pareça ( e,  realmente me pareceu muito estranho...), dá duas voltas- isso porque o tanto que o círculo móvel terá que ´se desenrolar´ será igual ao espaço que o seu centro terá que andar- no caso duas vezes o perímetro do círculo fíxo. Eu tive que fazer o teste com dois pratos para me convecer melhor do fato, mas o prato móvel realmente deu 2 voltas.

Em 30/01/07, Filipe de Carvalho Hasché <filipe_carvalho@hotmail.com> escreveu:
>Esses problemas são todos muito legais. Até hoje ainda não sei a resposta
>do
>paradoxo da prova surpresa- por favor, me ajudem.
>
>  Também quero propor um probleminha aparentemente simples mas bem legal-
>
>          Imagine que temos dois discos, ambos de 10 cm de diâmetro. Se
>mantivermos um desses discos fixos e ´dermos a volta´ com o outro disco,
>sem
>que haja escorregamento, quantas voltas ao redor do próprio eixo terá que
>dar o disco móvel até percorrer todo o disco fixo ? ( Nossa, acho que eu
> [...]

Bem... se eu entendi bem o enunciado (e acho q sim), dá 1 volta só.

Sendo os dois discos de mesmo tamanho, o "percurso" (perímetro do disco
fixo) é igual ao "rolamento" (perímetro do disco móvel)

A graça deve ser pegar um disco com a metade do raio do outro ou algo
similar..

Eu conheço outro parecido.

Seja um círculo fixo qualquer. Quantos círculos iguais a esse precisamos
para circunscrever o primeiro?

Hehehehe, qq criança consegue descobrir a resposta (q é 6) pegando algumas
moedinhas de mesmo tamanho.. o legal é deixar os nossos aluninhos de E.
Fund. e Médio quebrarem suas cabecinhas para justificar a resposta.

Ah.. ainda aguardamos os enunciados desses probleminhas loucos de Bug
Mental.

Abraços,
FC.

MSN Busca: fácil, rápido, direto ao ponto.  http://search.msn.com.br