Re: [obm-l] HISTÓRIA DE PESCADOR!

Oi,

Bem se a resposta for que o oleo e a água não se misturam, tô
fora.  Caso contrário, aí vão meus comentários...

Achei graça do senso de oportunidade de seu problema (que realmente é
um clássico e eu o tinha varrido da memória), pois estou envolvido em
um trabalho que exige que os professores do segundo grau NÃO usem os
malditos Xizes e Ypsilons  para resolver problemas simples, pois sou
partidário da tese que a Álgebra matou (em muito) a capacidade da
gente raciocinar com os conceitos e elementos mais singelos da
matemática, como frações, por exemplo (que são conceitos extremamente
primitivos, culturalmente falando).  Vira e mexe, neguinho usa Xises
e Ypsilons desnecessariamente...   Eu poderia enumerar dezenas de
problemas onde isto acontece, mas vamos ao seu, que é um deles....

Ainda acho que a pergunta mais interessante do seu problema é se há
mais óleo no vidro originalmente de água ou mais água no vidro
originalmente de óleo, após qualquer maluquice de jogar o conteúdo de
um no outro e quantas vezes você quiser...dará a mesma
resposta:  quando se equalizarem os volumes, necessariamente as
quantidades serão iguais, pois não pode sumir óleo nem água... e os
volumes iniciais são iguais e finais também... ou seja, o óleo que
não está num tem que estar no outro...:-).

Quanto ao seu problema, a resposta é simples, pois se no segundo
vidro há metade do óleo disponível e você coloca qualquer volume de
mistura nele, mandatoriamente ele ficará com mais óleo (em volume)...
do que o primeiro vidro...

Espero não ter "pagado mico", pois pegadinha a gente nunca sabe, né...

Abraços,
Nehab