Re: [obm-l] tetraedro e locus dos pes dos bissetores

Olá,

cara, fiz o seguinte:

monte 2 piramides, utilizando M como vértice!
para isso, tome o trapézio como base e M como vertice (solido 1),
e tome o triangulo NBD como base e M como vertice (solido 2).

vol(1) = (a+3a)a/2 * 3a/3 = 2a^3
vol(2) = a*raiz(2)*4a/2*2a/3 = 4*raiz(2)/3 * a^3

assim o volume total é: (6 + 4raiz(2))/3 * a^3

ok, para obtermos o volume desejado, temos que subtrair os volumes dos
seguintes sólidos:
base: AQPC com vértice M  (3)
base: BQPD com vértice N   (4)

vol(3) = (a/2+3a/2)a/2*3a/3 = a^3
vol(4) = (a/2+3a/2)a/2*4a/3 = 4/3 a^3

assim, o volume desejado é: [ (6+4raiz(2))/3 - 1 - 4/3 ] a^3

que é igual a: (4raiz(2)-1)/3 * a^3

abraços,
Salhab