De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Wed, 22 Nov 2006 01:15:52 -0200
Assunto: [obm-l] Construir Wiki-livro online sobre problemas olímpicos
Bem, estava pensando cá com meus botões se não seria possível compilar na forma de livro uma coletânea de problemas de matemática olímpica, com soluções das mais variadas nelas.
A idéia é que geralemnte muitas das soluções não tomam conhecimento público, seja porque não foram as mais geniais ou as mais curtas ou as mais "alguma coisa".

Por exemplo, o problema 4 da XXIV OBM tem uma solução bem diferente (e 100% braçal!) do que a do Marcio Cohen divulgada na Eureka! É a solução do Shine, que basicamentye consistia em abrir tudo e tentar fatorar o polinômio resultante. Nào é uma solução que entraria para O Livro, mas certamente vale ser citada (mais pela macheza e sem-noção de ter ido tão longe de que por algum mérito de beleza :P).

Poderia citar outros casos, como problemas que ninguém resolve e só sobra a solução da banca (que nem sempre é a mais intuitiva - Vide XXI OBM problema 6 nível 3).

A idéia seria então compilar todas as soluções até o momento encontradas para os problemas nela contidas, e com isso dar algum material sobre estratégias em problemas bizarros.
Para dinamizar, seria interessante fazer isto em alguma forma de Wiki controlado (o que exigiria uma parafernália um pouco maior, mas creio que existam servidores gratuitos para tal), tal que seja possível tanto corrigir quanto criar soluções de maneira fácil e rápida.

E então, o que cês acham deste "vaporbook"?