Re:Res: [obm-l] QUADRADO COLORIDO

Oi, Klaus:

Apesar do nome pomposo, o "principio da inclusao-exclusao" eh bastante simples e intuitivo. Apesar disso, eh extremamente
poderoso e vale a pena ser aprendido. Ele nada mais eh do que a generalizacao da formula:
#(A uniao B) = #(A) + #(B) - #(A inter B) para um numero arbitrario de conjuntos.
(#(X) = numero de elementos do conjunto X)

No mais, eu tambem achei a outra solucao do gabarito meio enrolada, de modo que aqui vai uma solucao alternativa pro
problema, no veneravel estilo "eu-sou-burro-mas-nao-sou-cego" (o meu favorito): ela usa apenas o principio multiplicativo e
divide o problema em varios casos mutuamente exclusivos, cada um dos quais pode ser tratado de forma razoavelmente simples.

Fixe a cor do quadrado central, digamos A.
Os outros 8 quadrados podem ser pintados de 2^8 = 256 maneiras distintas.
Alem disso, qualquer quadrado 2x2 monocromatico serah necessariamente A.
O caso em que o quadrado central eh V eh totalmente simetrico (basta trocar A com V na solucao abaixo).
Assim, pra calcular a probabilidade desejada, basta considerar apenas um caso
(ateh porque Prob = NCF/NCP = (2*NCF)/(2*NCP)).

Considere a cruz formada pelo quadrado central e pelos 4 quadrados que tem um lado em comum com ele.
Quanto a pintura destes 4 quadrados, temos 6 casos a considerar:
1: os 4 sao A;
2: 3 sao A e 1 eh V;
3.1: 2 sao A e 2 sao V - os dois V com um vertice comum;
3.2: 2 sao A e 2 sao V - os dois V totalmente disjuntos;
4: 1 eh A e 3 sao V;
5: os 4 sao V.

Em cada casao, o numero total de pinturas possiveis eh:
1: 2^4 = 16
2: 4*2^4 = 64
3.1: 4*2^4 = 64
3.2: 2*2^4 = 32
4: 4*2^4 = 64
5: 2^4 = 16
Total de Casos Possiveis: 256

Quantas dessas pinturas tem um quadrado 2x2 A?
1: 16 - 1 = 15 (soh nao vai ter se os quatro cantos forem V);

2: 4*(16 - 4) = 48 (uma vez escolhido o quadrado V da cruz, das 16 maneiras de se pintar os quadrados dos cantos, apenas 4 nao
vao produzir um quadrado 2x2 A - justamente aquelas em que os quadrados dos cantos nao adjacentes ao quadrado V sao
pintados de V);

3.1: 4*2^3 = 32 (uma vez escolhido os 2 quadrados V adjacentes, basta pintar o canto disjunto dos dois de A que teremos um
quadrado 2x2 A. Os outras 3 cantos podem ser pintados de qualquer jeito);

3.2: 0;
4: 0;
5: 0 (eh razoavelmente facil ver o porque nestes 3 ultimos casos).
Total de Casos favoraveis: 95

Probabilidade = 95/256.

[]s,
Claudio.