Re: [obm-l] Injecao continua de R^2 em R

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Fri, 10 Nov 2006 09:18:13 -0200
Assunto: Re: [obm-l] Injecao continua de R^2 em R

>    Gostei da prova porque é bastante intuitiva.  Você deve conhecer as
> curvas de
> Peano.  Elas foram uma tentativa de achar
> uma função contínua e bijetiva de R em R^2 (você provou neste exemplo
> que não existe
> uma injetiva de um intervalo de R em R^2).
>     Não existe obviamente uma função bijetiva de um intervalo de R em um
> retângulo de R^2
> porque o infiinito de R^2 é maior que o de R (um tem cardinalidade c^2 e
> outro tem cardinalidade
> c, respectivamente).

Isso nao e verdade. c^2 = c, ou seja, existe uma bijecao entre (0,1) e (0,1)x(0,1).
De fato, existe uma funcao injetiva de (0,1)x(0,1) em (0,1).
Todo x em (0,1) tem uma representacao decimal 0,a1a2a3....
Se a partir de um dado n, todos os a_n sao 9, escolha a representacao finita equivalente (ou seja, a inves de x = 0,16999999... use x =
0,170000...).
Defina f( 0,a1a2a3a4... , 0,b1b2b3b4...) = 0,a1b1a2b2a3b3... . E facil ver que f e injetiva.
Desafio (nao muito dificil...): Prove que f nao e sobrejetiva.
Obviamente a funcao g: (0,1) -> (0,1)x(0,1) dada por g(x) = (x,1/2) e injetiva.
Logo, por Schroder-Bernstein, existe uma bijecao entre (0,1) e (0,1)x(0,1).

O que eu provei e que nao existe uma bijecao CONTINUA entre estes dois conjuntos.

A curva de Peano e um exeplo de sobrejecao continua de [0,1] em [0,1]x[0,1].

[]s,
Claudio.

 Vi uma prova uma vez desse fato no livro de