From: claudio.buffara <claudio.buffara@terra.com.br>
To: obm-l <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Thursday, November 9, 2006 7:46:52 AM
Subject: [obm-l] Magreza, densidade, medida e enumerabilidade

E nem com enumerabilidade: K, o conjunto de Cantor tradicional, e nao enumeravel a, apesar disso, nao e denso em nenhum
subconjunto aberto de R (ou seja, se A e qualquer aberto em R, entao A contem um intervalo aberto que nao intersecta K). Basta ver
que, como K e fechado e A e aberto, A-K e aberto e, portanto, contem um intervalo aberto. Por outro lado, Q e enumeravel mas denso
em R. Ambos sao magros (ou seja, sao cobertos por uma colecao no maximo enumeravel de fechados com interior vazio: K e coberto
por ele mesmo e Q = Uniao(r em Q) {r}).

E interessante que existem (pelo menos) tres definicoes de subconjunto "INSIGNIFICANTE" de R:
- enumeravel;
- de medida zero;
- magro.

Enumeravel implica em medida zero e magro.
K eh nao-enumeravel mas tem medida zero e eh magro.
O conjunto dos numeros de Liouville tem medida zero mas seu complementar (o conjunto dos numeros diofantinos) eh magro. Ambos
sao nao-enumeraveis.
Para definicoes e demonstracoes, veja:
http://en.wikipedia.org/wiki/Liouville_number

Existe tambem o conceito de subconjunto de conteudo nulo: aquele que pode ser coberto por uma quantidade finita de intervalos abertos
cuja soma dos comprimentos pode ser tomada arbitrariamente pequena. Naturalmente, conteudo nulo implica medida zero, mas a
reciproca nao e verdadeira. Exemplo: Q inter I, onde I e qualquer intervalo nao degenerado.

> Já que você citou o teorema de Baire, sugiro olhar o capítulo 3 do livro
> ¨Aplicações da Topologia à Análise" de Hönig, C. S. (Projeto Euclides), lá
> existe muito material sobre este assunto.

Infelizmente estah esgotado, mas o "Espacos Metricos" do Elon tambem tem muita coisa interessante...

[]s,
Claudio.