From: "Carlos Eddy Esaguy Nehab" <carlos@nehab.net>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Saturday, October 28, 2006 11:32 AM
Subject: [obm-l] Desafios para Matemágicos Engenheiros...ou Engenheiros
Matemágicos...

(Se porventura você acharem que não é apropriado para esta lista,
manifestem-se que páro por aqui mesmo)

Oi, gente,

Alguns amigos me perguntaram que tipo de questões eu proporia para
testar a criatividade de candidatos a cursos de engenharia.   Bem, ai
vão três.  Apenas a terceira surgiu de meus inquietos neurônios...

1) Imagine que um dia você acorda e lhe informam que TODAS as
dimensões (lineares) do universo se reduziram à metade.   Ou seja,
sua altura, a distância da Terra ao Sol, etc.  TUDO, absolutamente
tudo se reduziu na razão 1 para 2.  Pergunta-se.  Como você provaria
que isto de fato aconteceu?  Qual sua linha de argumentação?

2) Se você tivesse que calcular / chutar a massa do Pão de Açucar,
que valor você obteria?  Quais suas hipóteses de trabalho?  NENHUM
dado é fornecido.

3)  Qual a ordem de grandeza da velocidade (média) do sangue nas
artérias? ...  Quais suas hipóteses de trabalho?  NENHUM dado é fornecido.

Abraços,
Nehab