[obm-l] Re: [obm-l] Função phi(n)

Prof. Nicolau, tentei, tentei mais não entendi a parte em que você diz:
""Se 11 entrar então phi(n/11) deve ser 2..."

Poderia, por favor me explicar, o que isso significa?
Obrigado!

>From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: [obm-l] Função phi(n)
>Date: Mon, 9 Oct 2006 15:51:36 -0300

>O inteiro n não pode ter nenhum fator primo maior do que 20.
>Assim sobram os primos 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19.
>Os primos 7, 13 e 19 estão fora (senão phi(n) seria múltiplo de 3).
>O primo 17 também está fora (senão phi(n) seria múltiplo de 16).
>Sobraram 2, 3, 5, 11.
>
>Se 11 entrar então phi(n/11) deve ser 2, o que só dá as possibilidades
>33, 44 e 66.

> [...]

Descubra aqui como mandar Torpedos Messenger!
http://www.msn.com.br/artigos/maguire/default.asp
http://www.msn.com.br/artigos/maguire/default.asp