[obm-l] Axioma da Escolha

Arthur escreveu:

>Quanto aa
>pergunta da Sandra, acho que a questão é mais geral, ou seja: Demonstracoes
>baseadas no axioma da escolha sao validas ou sao questionaveis? Parece que
>hoje, seculo XXI, quase todos os matematicos aceitam o axioma da escolha sem
>reservas. E, de fato, quem nao aceita este axioma nao pode aceitar grande
>parte dos teoremas que dizem respeito a espacos metricos e topologicos
>gerais, que nao sejam os euclidianos. Por exemplo, em espacos metricos
>gerais, as demonstracoes sobe compacticidade sao feitas realizando-se uma
> [...]

   Eu achei essa página com uma leitura bastante lúdica e interessante
que pode ser lida pelo pessoal todo da lista (inclusive estudantes
de ensino médio):

    http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/banachtarski.htm

   Esse link já foi postado aqui na lista a tempos atrás.  O papel que o
axioma da escolha desempenha na matemática é deveras interessante mas
aparentemente é preciso muito insight e profundidade
para poder entender esse papel com clareza.

Ronaldo.