Re: [obm-l] Outra de Triangulo a Divida ainda permanece

Oi, gente,

Frustrei a mim e, como consequência, à galera que tá pedindo, com razão, a tal solução trivial.   Como também ainda está em aberto o tal do produtório de senos.... (a menos que eu tenha perdido algum email).

Vou ficar devendo e olha que perdi um tempo (MUITO TEMPO MESMO !) com estes exercícios.

A propósito, não entendi a solução do Santa Rita !!!

Abraços,
Nehab

PS:  Minha ultima tentativa foi usando o seguinte lema (que adoro):  ABC é equilatero sss A+Bj +Cj^2 =0 , onde j é cis120 (interprete A, B e C como complexos no plano complexo - a princípio não importa onde é a origem).

Usando que K divide AB proporcionalmente a x e c-x; L divide BC proporcionalmente a  x e a-x e  M divide CA proporcionalmente a  x e b-x, vem:
K = Bx/c + (c-x)A/x; L = Cx/a + (a-x)B/a e M = Ax/b + (b-x)C/b
Usando o lema, vem:
K + Lj + Mj^2 = 0 sss  (substitua as expressões para K, L e M e simplifique)
A + Bj + Cj^2  +  x.[  (B-A)/c + (C-B)j/a + (A-C)j^2/b ] = 0
que seria legal se a expressão entre colchetes fosse trivialmente igual a zero (mas para mim, infelizmente não é).

Dai não consigo evitar uma trigonometria nojenta  usando lei dos senos nas "parcelas".   Empaquei (pela 10 vez).