Re: [obm-l] Como se resolve limite?

A que ponto chegamos heim....
Tudo bem Ricardo, somente me distrai e coloquei um 2 multiplicando o fator ab. Deve ser o vicio do quadrado da soma de dois termos.Não precisa mandar uma mensagem para corrigir um erro que todo mundo sabe que foi na hora de digitar!!!
Quanto ao nosso amigo que é bom em programação:
Se vc faz engenharia e tem arrepios quando escuta falar em calculo I(lim, derivada e integral), não sei no que nisso pode dar, provavelmente vai perder todos os pelos quando tiver contato com equações diferenciais, séries,..., transformada de laplace etc. Se acha que existe programação sem calculo, só se for em outra área que não seja engenharia. Estou no 6° periodo de engenharia, trabalho com CFD e não me vejo implementando um programa sem os conceitos de derivadas parciais, séries de Taylor etc (Ou seja, calculos)...
Quanto a sua faculdade, não se preocupe em dizer o nome por ser particular, pq sei que os maiores nomes desta lista trabalham nelas, PUC por exemplo.Aqui não há discriminação quanto a faculdade!
Quanto aos alunos de hj em dia que só sabem ver novelas e aplicar formulas:
Na minha sala deve ter uns 20 alunos e não vejo ninguem correndo de explicações pq não sabem responder. Pode acontecer do cara perguntar e vc ter seus próprios problemas para resolver e não querer ajudar o cidadão.Isso acontece aqui na lista tb. Ou vc acha que muitas mensagens não são respondidas aqui pq não existem pessoas boas o suficiente para isso?!
Quanto aos livros que pode utilizar:
Pelo jeito que vc escreveu sua dúvida, deve ter tirado do Leithold.
Dependendo do livro que vc esta utilizando e do cursinho pré vestibular que vc fez, deve ser realmente dificil entender a linguagem matemática de 3° grau.Não há como entender calculo 1 sem uma boa base de funções.
Como sugestão, pegue um livro com uma linguagem mais amigavel, uma linguagem de engenheiro e não de matemático. O Simons é um bom exemplo.E lembre-se, jamais leia um livro de matemática sem um papel e uma caneta do lado!
Agora se nem isso resolver seu problema e vc é do Rio, parte logo para a ignorancia, veja www.majorando.com.br ou procure os professores Cohen ou Vilard. Na minha época eles eram professores do pensi, não sei por onde eles podem estar, a ultima vez que vi o Vilard foi na ufrj, só sei que foram eles que me ensinaram calculo1!!!
E para finalizar ,não vou mais responder a estes emails aqui na lista, se quiser mande para ricklista@bol.com.br e quando eu tiver tempo lhe respondo.
Espero que não desista de entender matemática, pois ela é muito bela e pode te levar a lugares que vc jamais espera chegar!!!É mais facil do que vc pensa!!!
Grande abraço,
Luiz H. B. Rocha