RE: [obm-l] Como se resolve limite?

Washington,

Tenha paciencia. O aprendizado e longo e voce so aprendera fazendo
exercicios e vendo exemplos. Esse que voce enviou e bem tradicional.

lim(x->3) x³-27/x-3

No numerador, voce tem uma diferenca de cubos. Tente escreve-lo como:

x^3-27 = (x-3)(x^2+3x+9)

A funcao f(x) = x^3-27/(x-3) tem uma discontinuidade em x->3, e quando voce
aplica o limite, voce quer estudar o comportamento da funcao em torno
daquele ponto. Nesse caso, queremos saber que valor a funcao assume a medida
que voce se aproxima de x->3. Nesse caso, simplificando a funcao f temos

f(x) = x^2+3x+9 , como e um polinomio, e trata-se de uma funcao continua,
lim f(x) = f(3) = 27.

Esse e um grafico de uma parabola mas que tem uma discontinuidade em x=3.

Espero que tenha ajudado.

Leandro
Los Angeles, CA.