Re: [obm-l] Duvidas

On Fri, Sep 01, 2006 at 08:29:30AM -0300, matduvidas48 wrote:
> Alguém poderia me ajudar nesta questão.
>

> Em um auditório há 99 homens e uma mulher. Determine quantos homens devem
> deixar o auditório para que a porcentagem de homens presente, seja reduzida
> de apenas um ponto percentual.

A única mulher deve passar a ser 2% = 1/50 do auditório.
Assim devem sair 50 homens.

Esta é uma variação do problema da melancia:

Uma melancia de massa 10 kg contém 99% de água. Após deixá-la aberta
por algum tempo, um agricultor verificou que um pouco de água havia evaporado,
deixando-a com 98% de água.
Qual a massa da melancia (ou do que sobrou da melancia) após a evaporação?

(Resposta: 5 kg)

Este problema caiu na primeira fase da OBM. Quase todo ano cai na prova
uma variação deste problema. Teve uma vez que era um jogo de futebol
em que o primeiro tempo acabou com um time grande perdendo de 4x0 para
um time pequeno. Outra vez foi uma peste que matou aves azuis e poupou
as verdes.

[]s, N.