=?WINDOWS-1252?Q?Re:_[obm-l]_S=E9rie?=

Não dispondo das ferramentas matemáticas sofisticadas que muitos possuem aqui, acho que existe uma prova mais elementar da convergência dessa série.

Aproveitando a definição do Bruno,

a_(n+1) = 1/2 * (a_n + 5)

Desenvolvendo a recorrência da série temos:

a_(n+1) = a1*2(^-n) + k

Sobre esse número que eu chamei de k, vejamos o valor dele para alguns n's:
__________
| n | valor     |
------------------
| 1 |  2.5      |
------------------
| 2 |  3.75    |
------------------
| 3 |  4.375  |
------------------
| 4 | 4.6875 |

A "prova" de que k é realmente essa série é porque ele se constitui de uma soma infinita de frações.

Podemos reescreve-lo como uma soma de uma pg infinita, quando ele está no infinito

S = 2,5 + 1,25 + 0,625 ...

quando n-> oo, S -> 5

Vamos voltar pra nossa série

a_(n+1) = a1*2(^-n) + k

Quando n tornasse infinitamente grande, o primeiro termo [a1*2^(-k)] tende a zero e k tende a 5.

Espero ter ajudado (e espero também não ter dito as mesmas coisas do e-mail anterior, infelizmente não entendi todas as passagens)