[obm-l] Série

Olá, hoje encontrei o seguinte exercício numa apostila:

"João pegou a calculadora de seu pai e começou a brincar, repetindo uma
mesma seqüência de operações várias  vezes para ver o que acontecia. Uma
dessas experiências consistia em escolher um número x1  qualquer, somar 5 e
dividir o resultado por 2, obtendo um novo número x2. A seguir ele somava 5
a x2 e dividia o resultado por 2, obtendo um novo número x3 . Repetindo esse
processo, ele obteve uma seqüência de números

x1 , x2 , x3 , x4 , x5 ,…, xn

Após repetir o processo muitas vezes, não importando com qual valor tivesse
iniciado a seqüência de operações,
João reparou que o valor xn se aproximava sempre do mesmo número. Que número
era esse?"

É bem fácil ver que o número é 5 fazendo algumas contas. Mas eu gostaria de
saber como que eu escrevo essa sequência e, de maneira mais rigorosa,
mostrar que xn se aproxima sempre de 5.

Muito obrigado pela atenção.

O Windows Live Spaces é seu espaço na internet com fotos (500 por mês), blog
e agora com rede social http://spaces.live.com/