Re: [obm-l] Primo e divisor

Eu acho que outros nao se interessaram pela questao por ela estar mal
formulada.

Se a resposta e pra ser dada em funcao de p entao obviamente p^4 - 1 e a
resposta.

Se a pergunta e o maior inteiro que garantidamente divide p^4-1 pra qualquer
p primo > 5 entao acho que a resposta e 10.

p^4-1  = 0 mod 2
p^4-1 =  0 mod 5
ja que pelo pequeno teorema de fermat, com a e p co-primos vale  a^(p-1) = 1
mod p.

Logo 10 e garantidamente um divisor de p^4-1 pra qualquer p.  Mas certamente
nao vai ser o maior divisor.