[obm-l] Engenheiros e Matemáticos (off topic)

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Sat, 26 Aug 2006 12:24:22 -0300
Assunto: Re: [obm-l] Dúvida - monóide

Esta sua pergunta me suscita uma lembrancca e uma reflexao .  Quando eu cursei engenharia (no IME) fui aluno de um cara dito excêntrico (no mínimo)  chamado Barbosa (para não identifica-lo muito...:-)).  Durante 2 anos o cara entupiu nossos olhos e ouvidos com Fundamentos da Matemática, Lógica Formal, Teoria dos Tipos, uma tal de Caliortografia Universal, etc, etc., Nicola Bourbaki  e todos os demais delírios formais que você possa imaginar.    Claro que eu e mais meia duzia eramos exceções. A turma odiava o cara.

*** Mas arrisco dizer que esta meia dúzia era justamente o grupo que, num mundo ideal, teria ido cursar matemática mas acabou fazendo engenharia. E é bem provável que eles fossem colegas de uma outra meia dúzia que, no mesmo mundo ideal, teria cursado física ou alguma outra ciência pura. Estimo que, todo ano, entrem no IME e no ITA pelo menos umas 20 pessoas com este perfil. Certamente foi o meu caso (em 1982 - fui aluno do Nehab na turma IME/ITA do Impacto em 81). No fim das contas nunca trabalhei como engenheiro, fiz carreira (já encerrada) no mercado financeiro e hoje tenho matemática como meu hobby (ao invés do poquer e das palavras cruzadas que o Nehab mencionou numa outra mensagem).

    Mas a historia (que se passou em 1965/1966 - nao digitei errado não) se encarregou de lhe fazer justica.    Por isto costumo defender a tese que a Teoria dos Conjuntos aliada ao Calculo Proposicional e Sentencial (na sua acepccao intuitiva, simples, com enfase nas pequenas demonstracoes formais) eh o melhor abre craneo do mundo para posteriormente os jovens se sentirem confortaveis com os demais formalismos.   A teoria dos numeros e a geometria elementar caminham em paralelo para a abertura de craneo, mas agem em registros de pensamentos um pouco diferentes e sao mais ludicos e atraentes, reconhecco.   Ou seja, necessarios mas nao suficientes...

Abracos
Nehab