Re: [obm-l] Dúvida - monóide

Oi, Douglas

Antes de mais nada recordando (to curioso para saber sua idade - a minha voce percebera adiante... ) o que eh uma inversa a direita e o que eh uma funcao sobrejetora:  se k eh (uma) inversa a direita de f entao   f o k = I onde I eh a funcao identidade em A

Figurinha:

A                      A
+---------+      +--------+
|              |       |             |
|     p       |  f    |      q    |

Observe que como f eh sobrejetora, dado qualquer q  em A (do lado direito) existe (pelo menos) um p em A (do lado esquerdo...)  tal que f(p) = q.  Defina  k de tal forma que para todo cara em A  (digamos q), k associe o tal sujeito p  de A (ha pelo menos um deles) cuja imagem por f eh q...

Logo para todo q em A , f(k(q)) = f(Z)  onde Z = o cara cuja imagem por f eh q, ou seja o tal p escolhido, com  f(p) = q;  Logo, f(k(q)) = q

So para provocar, seria interessante antes de brincar com as funcoes em A você brincar com as relacoes em A (nao necessariamente funcoes).  Voce faria descobertas mais gerais e interessantes... Por exemplo, quando haveria uma relacao inversa a esquerda de uma relacao em A?

Esta sua pergunta me suscita uma lembrancca e uma reflexao .  Quando eu cursei engenharia (no IME) fui aluno de um cara dito excêntrico (no mínimo)  chamado Barbosa (para não identifica-lo muito...:-)).  Durante 2 anos o cara entupiu nossos olhos e ouvidos com Fundamentos da Matemática, Lógica Formal, Teoria dos Tipos, uma tal de Caliortografia Universal, etc, etc., Nicola Bourbaki  e todos os demais delírios formais que você possa imaginar.    Claro que eu e mais meia duzia eramos exceções. A turma odiava o cara.    Mas a historia (que se passou em 1965/1966 - nao digitei errado não) se encarregou de lhe fazer justica.    Por isto costumo defender a tese que a Teoria dos Conjuntos aliada ao Calculo Proposicional e Sentencial (na sua acepccao intuitiva, simples, com enfase nas pequenas demonstracoes formais) eh o melhor abre craneo do mundo para posteriormente os jovens se sentirem confortaveis com os demais formalismos.   A teoria dos numeros e a geometria elementar caminham em paralelo para a abertura de craneo, mas agem em registros de pensamentos um pouco diferentes e sao mais ludicos e atraentes, reconhecco.   Ou seja, necessarios mas nao suficientes...
Abracos
Nehab