Re: [obm-l] Livro

Esse livro do Johnson eu não conheço mas, pra quem gosta de geometria clássica e/ou está se preparando para IME, ITA ou olimpíada, eu recomendo fortemente (e nessa ordem):

Geometry Revisited
H.S.M.Coxeter/S.L.Greitzer
Mathematical Association of America - 1967
US$ 24,95
(os preços são de exemplares novos na Amazon.com)

Challenging Problems in Geometry
A.S.Posamentier/C.T.Salkind
Dover - 1988
US$ 10,36

Episodes in Nineteenth and Twentieth Century Euclidean Geometry
R.Honsberger
Mathematical Association of America - 1995
US$ 29,95

Excursions in Geometry
C.S.Ogilvy
Dover - 1969
US$ 9,95

Todos estão disponíveis no site www.amazon.com e, sinceramente, com esse dólar baixo, agora pode ser uma boa hora pra se investir em bons livros importados de matemática...

Também vale a pena conferir o site www.abebooks.com, onde ás vezes dá pra encontrar livros usados a bons preços.

 ***

Na internet, também existem vários sites com teoria e problemas de geometria a nível de IME/ITA ou olimpíada, começando com as Eurekas e a compilação de provas do IME feita pelo Sérgio Lima Neto e terminando no site do John Scholes http://www.kalva.demon.co.uk/, que contém possivelmente o mais completo arquivo de provas de olimpíadas, muitas das quais com soluções.

[]s,
Claudio.