[obm-l] =?UTF-8?Q?Combinatoria_n=C3=ADvel_IME/ITA?=

Esta eu criei para o deleite dos amantes de questões do IME. Baseei-me numa questão do próprio IME, só que esta aqui é mais difícil.

Um jornaleiro separou 12 revistas, todas diferentes entre si, sendo 4 brasileiras, 4 americanas e 4 francesas. Ele deseja expor as revistas, pendurando-as em sua banca segundo a seguinte disposição: 3 revistas na lateral direita , 3 na lateral esquerda, 3 na parte de trás e 3 na parte da frente, de forma que em cada lado da banca fique 1 revista brasileira, 1 americana e 1 francesa. De quantas maneiras diferentes podemos arrumar as 12 revistas?

Palmerim