No Subject

i) Vai na marra, a paralela é 3x - 4y + C = 0, e a distância é (6 + 4 +
C)/sqrt(9 + 16) = 2, ou C = 5.
ii) A perpendicular é 2x + y + C = 0. Pense o motivo. Ou vc põe a distância
do centro (0, 0) à reta igual a 10, ou (mais geral), faz a interseção
(sistema) e impõe delta = 0, processo que funciona com outras cônicas para
achar tangentes.
iii) Seja a reta y = mx + h. Se ela passa pelo ponto (7, 3), temos 3 = 7m +
h, e h = 3 - 7m, logo a reta é y = mx + 3 - 7m. Faz a interseção com as duas
retas e impõe que o ponto médio seja (7, 3).
   Espero ter ajudado, abraços, olavo.

>From: "Henrique Ren" <hr_cps@hotmail.com>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Date: Wed, 26 Jul 2006 01:43:33 +0000
>
>pessoal boa noite...
>
>tenho alguns exercícios de g.a., vcs poderiam me ajudar?
>
>i) achar a reta paralela a 3x-4y+4=0, cuja dist. do pto p (2,-1) é 2
>ii) achar a reta perpendicular a 2x-y=0 e tangente a  x^2 + y^2=100
>iii) obter a reta q intercepta x-2y=0 e x-4y=0 em dois pontos A e B, tais q
>o ponto médio de AB é M(7,3)
>
>ah, o baricentro de um triangulo de vértices A(xa,ya), B(xb,yb) e C(xc,yc),
> [...]

MSN Messenger: instale grátis e converse com seus amigos.
http://messenger.msn.com.br